Legenda Abertura Coletando dados Gerando insights Decidindo o que fazer Fechamento
Cd Ve
Dh Am Ar
Pc Hf Fl Ot Cd
Pp Fi Lc Cs Xx  Cg Di Mk Dv Rd
Ll Lv Fw Di Mk Id Se Lc Gd Ff
Sc Vm Id Se Qa Lc Ne Id De Nn
Sx Pr Ad Sh Pr Sh Mt Ta Sh Mg
Nn Dp Nn Ma Mt Ma Rc Mt Xx Pr
Hh Xx Cg Ne Lv El Xx Xx Xx Xx
Lt Xx Cc Hq Jp Mk Xx Xx Xx Xx
Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx
Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx Xx

Uma maneira fácil de visualizar todas as práticas documentadas nesse blog é através da tabela periódica das retrospectivas.

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos de uma retrospectiva ordenados por seu grupo dentro dos 5 estabelecidos por Esther Derby e Diana Larsen e descritos nesse post. Cada elemento possui um Símbolo quimico e um nome. Elementos também podem estar presente em mais de um grupo. Veja na descrição da atividade os detalhes, eventualmente ele pode ser executado para cobrir mais de uma etapa da retrospectiva (como o Lean Coffee – Lc,  por exemplo) ou pode ser usado tanto em uma etapa quanto em outra (como o Conhecendo desconhecidos – Cd) e não em ambas pois não faz sentido nesse caso.

A tabela periódica pode ser usada para produzir novos elementos retrospectivas, através da ligação de um elemento de cada grupo, variando as atividades a serem facilitadas com equipes.

Onde o símbolo do elemento for ‘Xx’, significa que este espaço será para um elemento que ainda não foi descrito no blog ainda. Mas calma! Aos poucos vamos preenchendo e oferecendo mais alternativas para vocês leitores incrementarem cada vez mais suas retrospectivas! (Verifique abaixo o formulário para mandar sugestões de atividades!!)

Como montar minha retrospectiva com o uso da tabela?

É simples! Eleja um elemento de cada grupo/etapa e junte-os para ter um elemento retrospectiva, veja o exemplo:

Pc – Fw – Lc – Ot – Ve

Dessa maneira iniciaremos a retrospectiva com a atividade ‘Postcards‘, seguido do ‘Feedback wall‘, discutindo os itens com o formato ‘Lean Coffee‘, decidindo o que fazer com ‘Ordenamento por turno‘ e encerrando com a atividade ‘Vocês e eu‘. Viu como é simples?

Espero que esta ferramenta venha a te ajudar na elaboração das suas próximas retrospectivas! Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Quer sugerir novos elementos para a tabela? Comente abaixo!