Tá difícil de ver as oportunidades de melhoria de formas diferentes? Confira essa atividade que é duas em uma.

Atividade: Escala de Likert
Elemento: El
Categorias: Gerando Insights

Você vai precisar de:

  • Papéis ou post its
  • Canetas

Para rodar a atividade:

Depois de ter coletado os dados e criado uma visão coletiva da sprint, peça para o time consolidar os problemas / oportunidades de melhoria que o time possui em frases, por exemplo: “Não estamos fazendo a reunião de refinamento e nossa reunião de planejamento está longa”ou “Seguimos tendo reuniões diárias que não servem para nada” ou “Temos cada vez mais defeitos e nada é feito”. Peça que seja colocada um frase por papel/post it e que dobrem o papel e coloquem em uma urna ou algum lugar junto com as outras frases.

Enquanto o time faz o trabalho de consolidar, você facilitador deve organizar espaços distintos na sala, seguindo a escala de Likert (normalmente usada em questionários):

  • Não concordo totalmente
  • Não concordo parcialmente
  • Indiferente (somente se for feita da Forma 1 – abaixo)
  • Concordo parcialmente
  • Concordo totalmente

Com as frases prontas e os lugares demarcados é hora de começar a executar a atividade:

Forma 1: Peça para o leitor escolher um papelzinho e ler a frase para o grupo. Feito isso, todos do time se movem para o espaço que corresponde o seu grau de concordância relacionado a frase. Após, cada um fala sobre sua escolha em uma discussão guiada por você de modo a extrair ações para melhora / correção de disfunções. Essa maneira lembra muito o programa Tentação do Silvio Santos, porém não existe uma resposta exata.

Forma 2: Outra maneira de fazer isso é forçando as pessoas a estarem em algum dos espaços (nesse caso o neutro não se aplica 🙂 O neutro é o leitor). Assim, conforme a figura abaixo, crie os quatro cantos, e cada pessoa responde à pergunta imaginando que concorda/discorda/concorda ou discorda fortemente. Isso faz com que as pessoas em alguns momentos pensem diferente do que realmente acreditam, trazendo novos pontos de vista. Após, você guia a discussão, se extrai ações para melhora / correção de disfunções. A cada pergunta, as pessoas mudam de posição de acordo com a figura – assim todos leem, e experimentam dar opiniões a favor e contrárias ao que está sendo dito. Essa forma eu criei a partir da forma acima e apliquei, veja nas fotos.

Fotos:

Conteúdo extra:

  • Eventualmente, você pode tentar fazer um momento onde todos dão sua opinião e outro onde as pessoas respondem de acordo com o espaço onde estão. Não apliquei dessa maneira mas acho que não há problemas. Se você já experimentou, conte aí nos comentários!
  • Na hora de criar as frases, pode ser dividido em duplas, trios. Já fiz uma dupla e um trio onde a dupla criava duas frases com o que era mais crítico (ou criava algumas e priorizava duas) e o trio criava três. É uma alternativa quando o tempo é curto!

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente! Curtiu? Compartilha!

Anúncios