Estava procurando dinâmicas para uma retrospectiva onde meu público necessitava falar do que passou na Iteração, mas não gostava muito de utilizar o famoso quadrante de smiles sorrindo ou chorando.

Encontrei esta dinâmica da Angélica Canuto, no site da Lambda3 e adaptei para a realidade do meu time e da Iteração trabalhada. Aplicando em mais de um time, obtive bons resultados e consegui aprimorar a técnica. Ela é bem utilizada em times que são introspectivos e que necessitam descobrir através das emoções como podem evidenciar, melhorar, criticar, enfim expressar seus sentimentos de forma saudável e colaborativa.

Atividade: Caixa de Sentimentos
Elemento: Cs
Categorias: Coletando Dados, Gerando Insights

Você vai precisar de:

  • Quadro / vidro amplo de fácil acesso a todos os presentes e onde se possa escrever;
  • Canetas para quadro;

Para rodar a atividade:

Dado que as pessoas do time e os recursos estão disponíveis, o passo-a-passo para a execução dessa atividade é a seguinte:

  1. De acordo com o perfil do time, observe e elenque sentimentos positivos e negativos. Preferencialmente um número proporcional de sentimentos de acordo com o número de integrantes. (se for time pequeno, por exemplo 4 pessoas, duplique o número de sentimentos a fim de gerar maior discussão).
  2. Após observar o dia a dia do time e “captar” os sentimentos, escreva-os em pedaços pequenos de papel. Exemplos utilizados de sentimentos: companheirismo, engajamento, insegurança, satisfação, surpresa, arrogância, etc. Dobre os papeis e os deposite em uma caixa.
  3. Desenhe no quadro, no centro um círculo com o conteúdo referente ao que deseja tratar, por exemplo Iteração XX.
  4. Explique a dinâmica e relacione ela com a Iteração.
  5. Peça que cada integrante do time pegue um papel. Peça para o integrante ler o sentimento descrito no papel e faça perguntas do tipo: Em que momento desta última Iteração, este sentimento foi sentido por ti? Qual ação demonstrou este momento? Replique a pergunta para os demais integrantes.
  6. Escreva no quadro o sentimento e anote as informações relacionadas ao sentimento. Ligue o sentimento ao círculo.
  7. Faça anotações no quadro, nos sentimentos com canetas de cores diferentes para itens que deverão ser tratados (por exemplo itens positivos e negativos de cores diferenciadas a fim de dar relevância para o assunto).
  8. Por fim, discuta de que forma podem ser trabalhados os “pontos” que apareceram no mapa mental.

Fotos:caixa_sentimentos

Conteúdo extra:

A dinâmica em si não é de alta dificuldade para ser executada. Mas para que seja interessante, os sentimentos têm de estar conectados com o momento em que o time está vivendo:

  • Times muito grandes podem gerar muitas informações, o que pode tornar a reunião longa e o quadro muito poluído, visualmente. Leve isso em consideração ao cogitar executar essa dinâmica na sua realidade;
  • Podem ser externalizados pelos integrantes, ações ou falas relacionadas a sentimentos que surgiram de forma pessoal e ajudaram e ou atrapalharam a Iteração;
  • Importante para o facilitador é prestar muita atenção no que esta sendo exposto e administrar de forma produtiva e objetiva esta dinâmica;

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente! Curtiu? Compartilha!