Nos últimos tempos tenho estudado as formas que o uso de técnicas de improvisação podem impactar positivamente uma equipe. Começamos a testar em um time e traremos para a tabela algumas dessas atividades! Essa atividade é simples, pode ser usada no contexto da iteração ou não. Vê aí!

Atividade: Felizmente, infelizmente
Elemento: Fi
Categorias: Aberturas

Você vai precisar de:

  • No mínimo duas pessoas

Para rodar a atividade:

Reuna as pessoas em um círculo (pode ser sentado ou de pé). Se o número for par, entre na brincadeira para que fique ímpar.

As instruções são as seguintes:

  • A primeira pessoa vai dizer algo positivo, por exemplo: “Felizmente, encerramos a sprint e entregamos tudo o que prometemos!”
  • A segunda pessoa vai procurar algo negativo ou obstáculo: “Infelizmente, isso só aconteceu pois nosso PO removeu US da iteração no segundo dia.”
  • A terceira, rebate com algo positivo: “Felizmente, as US que ele removeu tinham dependências que conseguimos mapear cedo na sprint, então não íamos conseguir entregar de qualquer forma!”
  • E assim por diante….

Veja que o exemplo acima é baseado na sprint corrente. Podemos usar nossa criatividade e criar exemplos hipotéticos e totalmente fora do contexto: “Felizmente, vamos viajar todos para a Europa!” / “Infelizmente, nem todos tem passaporte” …

Ter um número ímpar de pessoas faz com que em 2 rodadas, cada um exercite algo positivo e algo negativo. Faça quantas rodadas quiser / o tempo ou criatividade das pessoas permitir 🙂

Essa atividade ajuda na escuta ativa, pois precisamos prestar a atenção no que o colega diz para rebater e gera uma descontração (risadas sempre aparecem!) – que é importante para começar uma retrospectiva.

Experimente e nos conte abaixo como foi!

Conteúdo extra:

  • Times remotos? Distribua números para cada um dos participantes e a brincadeira acontece do mesmo jeito, na ordem dos número! 😀

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente! Curtiu? Compartilha!

Anúncios