Geralmente é muito simples falar sobre processos ou sobre o produto que o time trabalha. E quando precisamos falar sobre a forma de operação e comportamentos do próprio time? Às vezes precisamos falar sobre assuntos delicados, mas nem sempre  o time ainda se sente confortável para tal. Essa é uma excelente atividade para levantar e falar sobre assuntos que eventualmente estão escondidos no time mas precisamos falar sobre.  Essa atividade surgiu durante um Openspace (link em inglês) realizado no primeiro dia do AgileBrazil2016 em Curitiba.

Atividade: Assuntos delicados
Elemento: Ad
Categorias: Coletando dados

Você vai precisar de:

  • Canetas;
  • Post its;
  • Urna;
  • Quadro.

Para rodar a atividade:

A atividade começa com a seguinte pergunta: “Se você estivesse no lugar de alguém com algum assunto delicado para tratar, que assunto seria esse?” Colete os dados anonimamente: cada um coloca a resposta “secretamente” em um post-it e o você passa coletando todos numa urna.

Feito isso, abra somente para você cada um dos post-its e escreva em algum quadro as respostas. Rasgue o post it na frente de todos, visto que o objetivo é proteger a identidade de quem escreveu. Dados coletados, é possível seguir para uma atividade para gerar insights sobre os temas que agora estão no quadro.

Uma mensagem final: Essa atividade é sugerida para times que estão começando a trabalhar juntos. É importante que os times exercitem a transparência e a coragem. Essa atividade ajuda a demonstrar que não há problemas em discutir assuntos que aparentemente são ‘delicados’ durante a retrospectiva, incentivando assim, que nas próximas o time possa trazer os assuntos sem precisar do anonimato.

Conteúdo extra:

  • Com times remotos, pode-se usar uma ferramenta de edição coletiva, sem login para manter o anonimato. O Google Docs costuma substituir cada editor por um animal, assim garante que não se saberá quem colocou qual tópico.

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios