Sabe aquele time que descobriu a pouco tempo o que é Scrum mas já se considera bastante ágil mesmo sem entregar valor frequentemente? Se for um time que ainda não conhece muito bem o manifesto ágil, melhor ainda!

O objetivo desta atividade é construir colaborativamente uma régua de agilidade para o time com base no manifesto ágil. Uma boa oportunidade para ver se o manifesto faz sentido para o time e discutir o quanto o time está ou não sendo ágil.

Atividade: Manifesto Ágil
Elemento: Ma
Categorias: Coletando Dados, Gerando Insights

Você vai precisar de: 

  • Post its maiores
  • Post its menores
  • Canetas
  • Um quadro branco ou folha de flipchart

Para rodar a atividade:

Escreva antecipadamente, em post-its maiores, cada um dos princípios e valores do manifesto ágil. Cada princípio ou valor em um post-it. (http://www.manifestoagil.com.br/)

Reúna o time em uma sala, e divida-o em grupos. Distribua os post-its dos 16 princípios e valores igualmente entre os grupos, de forma aleatória. Se forem quatro grupos, cada um ficará com quatro post-its, por exemplo.

 

Solicite a cada grupo que analise a afirmação contida em cada post-it que receberam. Para cada um deles, peça para que avaliem o quanto aquela afirmação é verdadeira no cenário atual do time e classifique de 0 a 10, sendo:

  • 0 – Esta afirmação hoje não é uma realidade no time
  • 10 – Esta afirmação condiz totalmente com a realidade do time.

Peça para escreverem a classificação em um post-it menor, junto a algum fato que tenha ocorrido recentemente que justifique a nota.

Após todos os grupos terem avaliado todas as afirmações explique que as frases são os valores e princípios do manifesto ágil, e discutam sobre as classificações escolhidas para cada. Desenhe no quadro ou flipchart uma régua de 0 a 10 para cada post-it, e preencha cada régua com os post-its maiores (princípios e valores) e seu respectivo post-it menor (classificação + justificativa).

Fotos:

Conteúdo extra:

  • Você pode fazer esta mesma dinâmica utilizando afirmações que não sejam do manifesto ágil.
  • Após a régua estar formada, o time pode elaborar colaborativamente um plano de ação com base nos itens que considerarem prioritários.
  • A atividade cai muito bem a times que ainda veem a agilidade mais como seguir processos do que entregar valor com frequência.
  • Pode acontecer de um dos princípios ou valores não ser aplicável ao time, e isto não é um problema. O que importa é a discussão e a consciência do time em querer ou não aplicar este princípio ou valor.
  • Mesmo que o time conheça o manifesto ágil, trate o conteúdo dos post-its distribuídos sempre como “afirmações”, até o momento em que forem avaliar os resultados.

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

 

Anúncios