De nada adianta iniciarmos uma retrospectiva onde as pessoas precisam compartilhar o que sentem em um ambiente onde todos ou a maioria está fechado para este tipo de atividade, certo? Essa atividade rápida e efetiva, coleta rapidamente e anonimamente essa informação do grupo.

Atividade: Safety Check
Elemento: Sx
Categorias: Aberturas

Você vai precisar de:

  • Post its;
  • Uma caneta;
  • Uma urna (pode ser uma caixinha de papelão, ou qualquer coisa que de para colocar os post its dobrados dentro)

Para rodar a atividade:

Instrua as pessoas a colocarem um valor de 1 – 5 no post it, onde 1 significa algo do tipo “Não me sinto confortável a compartilhar nada nesse momento” e 5 significa algo como “Estou aberto a conversar e compartilhar meu sentimento sobre qualquer tópico”. Diga que essa “votação” é anônima e que

Agora passe os post-its, a caneta e a urna para alguém do grupo (e isso pode ser enquanto você explica a próxima atividade para as pessoas não fazerem uma ‘blitz’ no que cada um está colocando! – afinal a informação é anônima).

É esperado que cada um escreva o valor no post-it, dobre-o, coloque-o na urna e passe discretamente para o próximo.

Após todos terem colocado o post-it na urna, chacoalhe a mesma para embaralhar todos os post-its e então conte o número de ‘votos’ para cada nível (1, 2, 3, 4 e 5). Depois de ter feito a contagem dos votos, rasgue os papeizinhos na frente de todos e descarte.

Caso a maioria dos post-its forem maiores do que 3, siga a retrospectiva. Caso contrário, você pode iniciar outra atividade com o grupo, como por exemplo “Criando segurança” (Creating Safety – em inglês). Ou cancelar a reunião.

Conteúdo extra:

  • O time está remoto ou quer inovar? É possível criar seu Safety check no site kahoot.it.

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios