Muitos times alcançam um patamar e se acomodam ali, acreditando que não existe mais nenhuma melhoria possível. Esse é o tipo de situação onde uma futurospectiva é mais adequada do que uma retrospectiva.

Atividade: Stairway to Heaven
Elemento: Sh
Categorias: Decidindo o que fazer, Futurospectiva, Priorização

Você vai precisar de:

  • Parede / quadro / vidro amplo e de fácil acesso a todos os presentes;
  • Post-its;
  • Canetas;
  • Um sistema de som funcional;
  • Uma versão da canção “Stairway to Heaven” à disposição;

Para rodar a atividade:

Dado que o time e os recursos estão disponíveis, o passo-a-passo para a execução dessa atividade é a seguinte:

  1. Escreva Heaven/Paraíso na parte superior do seu canvas (quadro/parede/vidro…) e desenhe uma nuvem ao redor.
  2. Desenhe uma escada, saindo da parte inferior do seu espaço e chegando até o Paraíso.
  3. Agrupe os degraus da escada em três grandes intervalos: curto, médio e longo prazo. Normalmente, eu tenho usado esses três balizadores: “< 6 meses”, “6–18 meses”, “> 18 meses”, mas você pode modificar esses valores para outros que façam mais sentido no seu contexto.
  4. Peça para as pessoas escreverem nos post-its ideias e/ou estados desejados de serem alcançados para se chegar ao Paraíso e irem categorizando cada um dos conceitos dentro das três faixas de tempo.
  5. Ao fim da música, com os post-its preenchidos e colados no local correto, leia (ou peça ajuda de alguém para ler) os itens apresentados, identificando duplicatas e avaliando caso esteja na categoria errada.
  6. Crie colaborativamente itens de ação para os conceitos identificados.

Fotos:

 

Conteúdo extra:

A dinâmica em si não é de alta dificuldade para ser executada. Alguns detalhes, no entanto, merecem um pouco de reflexão para que a reunião seja produtiva:

  • Não coloque a música a tocar em um volume que seja tão alto que as pessoas não possam conversar, nem tão baixo que elas não vejam as diferenças de momento e o fim, onde acabou o tempo para escrever.
  • Caso o número de itens seja muito extenso, foque no curto-prazo. Se mesmo assim o número de itens continuar muito alto, filtre itens para priorizar os assuntos a serem discutidos. Uma forma rápida de fazer isso é usar a prática do Dot Voting.

 

Essa dinâmica foi originalmente compartilhada em um texto no medium.

Faltou alguma coisa? Comente! Gostou? Compartilhe!

Anúncios