Uma das maneiras mais rápidas de coletar feedback que eu conheço! Que tal fechar a retrospectiva consultando o time o quão efetiva, na opinião deles, foi a retrospectiva do dia? Aprendi essa atividade com o Guilherme Motta e já usei muitas e muitas vezes! Não conhece? Veja ae!

Atividade: Fist of five
Elemento: Ff
Categorias: Fechamentos

Você vai precisar de:

  • Nenhum material necessário!

Para rodar a atividade:

Para rodar a atividade peça para que todos os participantes ergam uma das mãos com o punho fechado. Explique que será pedido para que eles, quando você disser ‘já’, indiquem de 1 a 5, onde 1 é pouco efetivo/satisfatório e 5 muito efetivo/satisfatório o quanto foi efetiva a retrospectiva que está se encerrando.

Então você diz ‘já!’! E ‘magicamente’ temos feedback instantâneo de como foi a retrospectiva. Por cima é possível ver se temos em maior quantidade mais votos de 3 para cima ou de 3 para baixo.

Use essa informação para um debrief final com perguntas abertas, por exemplo:

  • Caso tenha maioria acima de 3: “O que fez dessa retrospectiva tão boa / efetiva ?”
  • No caso contrário (menores de 3): “O que faltou nessa retrospectiva?” ou “Que fatores foram chave para o voto de vocês?” ou “O que faltou para essa retrospectiva ser efetiva / boa / excelente?”

O interessante é que é possível fazer diversas questões diferentes a serem respondidas com essa dinâmica e é incrível como resultado vem em fração de segundos!

Fotos:

Conteúdo extra:

  • Se seu time seja remoto / distribuído ainda é possível usar a câmera;
  • Tendo alguém no time que não pode ou tenha alguma deficiência, é possível usar cartas de planning poker online, como o http://www.planitpoker.com/ ou qualquer outra disponível na internet!

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente! Gostou? Compartilha!

Anúncios