Esta dinâmica foi inspirada/copiada/adaptada do Management 3.0!

Atividade: Dinâmica para identificar Valores da Equipe
Elemento: Di
Categorias: Coletando dados, Gerando Insights

Você vai precisar de:

  • Lista de valores para cada participante. Você pode criar uma ou utilizar algum modelo da internet.
listadevalores
Caso queira esta versão, deixe um comentário e enviarei por email

Para rodar a atividade:

1- Ter pelo menos uma cópia da lista de valores para cada participante

2- Faça o exercício presencialmente, de preferência em uma mesa redonda ou quadrada grande o suficiente para caber todos, onde todos possam ver um ao outro.

3- Comece com uma introdução falando sobre o que são valores. Algo nas linhas de: “Os valores são o que você como um indivíduo leva em consideração quando você tomar decisões ou age em um contexto especifico ou situação. O que justifica o que você faz? O que motiva você? O que faz você se sentir bem? “

4- Peça a todos para fazer uma leitura rápida. Defina a expectativa de que, se houver qualquer palavra em que eles não estão familiarizados ou não sabem o que significa que eles podem redirecionar a palavra. Se eles não têm idéia, pedir-lhes para ignorar a palavra.

5- Peça para o time pensar sobre quais dos valores em que acreditam são os mais importantes para eles como indivíduos. Peça para marcarem com um ‘I’.

6- Posteriormente, peça a cada participante para pensar sobre quais dos valores em que acreditam são os mais importantes para o grupo de trabalho. Peça para marcar esses com um ‘T’

7- Vá ao redor da mesa pedindo a cada um para compartilhar seus valores e explicar por que eles escolheram eles e o que elas entendem sobre cada um.

É importante não fazer as etapas 5 e 6 simultaneamente dado que você precisa colocar-se em outro contexto.

Dependendo do tamanho do grupo, você pode pedir-lhes para priorizar 3 ou 5 de cada categoria (individual e equipe).

Como etapa opcional, você pode solicitar a cada um para classificar seus valores.

Como etapa opcional, você pode construir uma persona que representa esse grupo. Pegue os valores que apareceu mais frequente e crie uma pessoa hipotética que representa o grupo.

Offline e fora desta reunião, consolide os resultados e compartilhe com a equipe.

Você pode trazê-lo para a área de trabalho da equipe e manter esse visível como um lembrete dos valores da equipe e valores e crenças individuais.

Fotos:

Conteúdo extra:

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente! Gostou? Compartilha!

Anúncios