Muitas vezes nos deparamos com uma situação onde um grupo de pessoas precisa ordenar múltiplos itens. Como o poder sobre essa priorização é compartilhado pelo grupo todo, é necessário encontrar uma forma de executar essa ação onde todos tenham a possibilidade de contribuir para o resultado final. Quando a quantidade de itens é baixa, uma comparação um-a-um com um facilitador apresentando item por item para o grupo é efetiva. Entretanto, quando a lista de itens é muito extensa, é necessário um outro tipo de dinâmica para que o processo flua de maneira mais adequada. Por essa razão, apresento a atividade a seguir:

Atividade: Ordenamento Coletivo de Itens por Turno
Elemento: Ot
Categorias: Decidindo o que fazer, Fechamentos, Priorização

Você vai precisar de:

  • Lista de cartões / post-its com itens de ação / histórias (que vou referenciar a partir de agora como card).
  • Espaço físico suficiente para acomodar todos cards de forma visível e um segundo espaço de mesmo tamanho. Normalmente mesas funcionam bem para esse tipo de atividade, mas você também pode utilizar o chão ou a parede.

Para rodar a atividade:

Como o objetivo é que o coletivo crie uma lista ordenada de itens, é importante seguir um conjunto de regras simples para que o trabalho possa fluir de forma adequada. São elas:

  • Uma pessoa só pode fazer um movimento por vez;
  • Existem dois tipos de movimento possíveis:
    • Pegar um card da lista não ordenada e colocá-lo no fim da lista de priorização;
    • Pegar um card da lista ordenada e movê-lo de posição
  • A única restrição: não fazer o movimento contrário ao recém executado.

O número de turnos necessários para a conclusão da dinâmica varia de caso a caso, sendo dependente, primeiramente, pelo número de itens existentes. Com isso, uma mesma pessoa poderá ter múltiplos turnos.

 

Quem me mostrou essa atividade pela primeira vez foi o Neil Craven. Mas nem ele, nem eu, fomos capazes de rastrear de onde originalmente veio a ideia. Se você souber, nos avise, por favor!

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios