Postcards ou em português cartões postais é uma atividade bem fácil e divertida de se executar para a abertura de uma retrospectiva. Pede-se a cada participante da retrospectiva que, em um pedaço de papel, desenhe uma imagem que represente, para ele, a última iteração. Vamos ver a seguir como rodar essa brincadeira!

Atividade: Postcards
Elemento: Pc
Categorias: Aberturas

Você vai precisar de:

  •  um pedaço de papel e um lápis ou caneta para cada participante

Para rodar a atividade:

  1. Instrua os participantes sobre o que é a atividade. Explique que o final da iteração corrente é um lugar onde chegamos depois dessa viagem (iteração) e que vamos mandar um cartão postal de onde estamos. Cada um deve desenhar algo que represente a iteração e, se quiser, colocar algumas palavras chave.
    • Exemplos: Desenhar um troféu, pódio ou medalha em uma sprint que foi um sucesso ou talvez um caminho tortuoso, representando dificuldades ou talvez pessoas se abraçando representando a união da equipe. Cada um tem uma imagem criada na sua cabeça, então não se surpreenda se coisas incríveis e inimagináveis aparecerem! 😉
  2. Para manter o controle do tempo de toda a cerimônia, recomenda-se estabelecer um tempo, de 2-5min para a criação dos cartões.
  3. Passado o tempo, peça para que cada um apresente  seu cartão postal e dê uma breve explicação. O tempo de apresentação de cada um pode ser de até 5min ou o quanto desejar. Avalie de acordo com o tempo de retrospectiva e o número de participantes! O importante é que todos mostrem e expliquem e que se divirtam fazendo isso!

Fotos:

Conteúdo extra:

  • Para times remotos, é legal mesmo assim usar o papel e posteriormente cada um compartilha no vídeo (Skype, Hangout, outros..).
  • Crie e imprima previamente cartões postais em branco – existem templates prontos na internet! Veja alguns aqui: https://goo.gl/sgFJ9S

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios