Dot voting é uma maneira visual de priorizar o que é mais importante dentro de um pequeno conjunto de tópicos, ideias para um grupo ou time. Essa técnica funciona bem para grupos não maiores que 10 pessoas.

Atividade: Dot Voting

Elemento: Dv
Categorias: Decidindo o que fazer

Você vai precisar de:

  • Os itens a serem priorizados
  • Canetas ou adesivos ou qualquer ferramenta para fazer pontos;

Para rodar a atividade:

Tenha seus itens listados em um quadro (real ou virtual) / post its / index cards ou folha de papel. O próximo passo é garantir que todos tenham um entendimento comum sobre cada item, pois as vezes alguns dos itens são genéricos demais e podem gerar ambiguidade de entendimento.

Nesse momento comunique ao grupo que cada um terá direito a X votos (geralmente 2 ou 3), e que eles podem colocar todos os votos em um item só ou distribuir livremente.

Para grupos que estão no mesmo lugar, dê a eles alguma caneta ou adesivo para eles marcarem seus votos. Se o grupo está distribuido instrua a maneira que eles possam marcar seus votos: Através de um botão (tipo voting do trello) ou marcando um ‘.’ ou ‘x’ ou qualquer notação combinada.

Nesse momento os membros do grupo votam e teremos então uma lista com o número de votos em cada item. Veja um exemplo (priorização de atividade de celebração – “Onde você gostaria de celebrar nossa última entrega?”):

  • Restaurante 1 – x x x x
  • Restaurante 2 – x x x x x
  • Paintball – x x x
  • Cinema – x x x x

No caso de um empate, pode ser feita uma nova rodada de dot voting somente com os itens empatados ou usar outra técnica.

Fotos:

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios