Estava olhando as palestras apresentadas no Agile2015 no site da AgileAlliance e cruzei com esse video da palestra da Jessie Shternshus que falava sobre um paralelo sobre improvisação e agilidade. Uma das atividades que ela fez com o público foi essa conversa com a última letra, onde numa conversa, a próxima fala deve iniciar com a última letra da anterior, um exemplo ilustra melhor:

– Oi! tudo bom?

Mas olha só quem está aí! Tudo legal! O que conta?

Ainda bem que eu te encontrei …

E segue a conversa. Isso faz com que quem está envolvido na conversa preste muita atenção (audição ativa) para que se for ele o próximo a falar ele saiba qual é a letra, ou seja, ótimo se você tem um time que não escuta toda a frase e já interrompe!

Achei muito divertido e apliquei como uma atividade de abertura, o resultado? Success!!

Atividade: Last Letter Conversation
Elemento: Ll
Categorias: Aberturas

Você vai precisar de:

Pessoas e muita atenção!

Para rodar a atividade:

Explique como funciona a atividade (use um exemplo curto, como o acima) para o grupo. Você pode fazer com todo o time em uma roda ou dividir o time (caso todos estejam na mesma sala) em grupos.Defina um tempo para o exercício e comece a brincadeira!

Conteúdo extra:

  • Eu rodei essa atividade como abertura em uma retrospectiva online pelo google hangout e então todo grupo participou junto. Não tivemos problemas! Resultado, até mesmo durante outras reuniões, quando um interrompia o outro, alguém lembrava da brincadeira e não tivemos mais problemas de interrupção!

Faltou alguma coisa nesse post? Já aplicou essa atividade e tem algo mais para compartilhar? Comente!

Anúncios